segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Células e Organelas Citoplasmáticas

A célula é a unidade formadora dos seres vivos, ela possui função e forma definida.
Citoplasma é um material existente entre a membrana plasmática e o núcleo, esse material é semifluido, gelatinoso, chamado hialoplasma ou citosol. É no citosol que estão mergulhadas várias estruturas que desempenham várias funções chamadas organelas citoplasmáticas.

Organelas Citoplasmáticas:
-> Retículo endoplasmático- organela constituída por um sistema de canais e bolsas achatadas. Existem dois tipos:
Retículo endoplasmático granuloso- tem presença de ribossomos nas membranas do retículo. Sempre, os ribossomos presos que estão à sua superfície estão produzindo proteínas. Ele participa do transporte de certas proteínas celulares atreves do citoplasma.
Retículo endoplasmático não granuloso- Não possui ribossomos aderidos à sua superfície, apresenta aspecto liso. Funções:
  • Auxilia a circulação intracelular por permitir um maior deslocamento de partículas de uma região para outra do citoplasma;
  • Armazena no interior de certas cavidades, substancias diversas retiradas do hialoplasma;
  • Produz lipídios, principalmente esteróides.
  • Facilita o intercambio de substancias entre a célula e o meio externo;
-> Complexo golgiense: Consiste num sistema de membranas lisas que formam vesículas e sáculos achatados, dispostos paralelamente. Muitas das proteínas produzidas pelos ribossomos no retículo granuloso migram até o complexo golgiense e são armazenadas no interior de suas vesículas.
Ele é responsável pela secreção celular, o fato das células liberarem substancias úteis para o organismo, em cavidades corporais, fora do corpo ou na corrente sangüínea. Ele também desempenha papel importante na formação dos espermatozóides originando o acrossomo (estrutura que se localiza na cabeça do espermatozóide), como é rico em enzimas digestivas, ao se chocar com o óvulo ele se rompe e suas enzimas perfuram a membrana do óvulo na fecundação. Principais funções:
  • Armazenamento de proteínas;
  • Organização do acrossomo nos espermatozóides;
  • Formação no lisossomo.
-> Lisossomos: São originadas do complexo golgiense. Das bolsas do complexo golgiense desprendem-se vesículas cheias de enzimas disgetórias cujo papel é digerir substancias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose (função heterofagica), além de digerir estruturas celulares desgastadas pelo uso (função autofágica).
O alimento obtido pelo processo de fagocitose será digerido pelas enzimas presentes nos lisossomos. Para isso o lisossomo deverá se unir ao fagossomo, formando o vácuo digestivo. Depois de terminada a digestão, as substancias úteis serão liberadas na célula e os resíduos eliminados. Funções:
  • Função autofágica;
  • Função heterofágica.

3 comentários:

Equipe 5 disse...

Achei bacana o blog, muito criativo, mas acho que deveria falar mais sobre o citoplasma da célula, afinal é o tema principal da equipe 2. Sobre as organelas citoplasmáticas ta ótimo.

nuxequipe3.com.br disse...

Gostei muito do blog, consegui adquirir muitos conhecimentos sobre o citoplasma da célula, muito legal e criativo, espero q muita gente possa também usurfruir dele,ta perfeito
Parabéns !!!

Unknown disse...

gostei muito É bem explicado e bem comentado É tdb=tudo de bom.