terça-feira, 30 de outubro de 2007

Continuação das organelas citoplasmáticas

-> Plastos: são organelas citoplasmáticas verificadas em células vegetais. Osprincipais tipos de plastos são:
  • Cloroplastos: são plastos verdes responsáveis pela realização da fotossíntese. É formado por duas membranas uma externa e outra interna. A região central é denominado estroma.
  • Cromoplastos: São plastos que não possui clorofila, mas pigmentos vermelhos ou amarelos em seu interior. As cores de certas flores, folhas e frutos é responsabilizada pelos cromoplastos.
  • Leucoplastos: São plastos que não tem pigmentos, são incolores e estão presentes em certas raízes e caules tuberosos. Sua função é o armazenamento de amido que é fabricada de glicídios.

-> Peroxissomos: São pequenas organelas repletas de enzimas (oxidases) que utilizam o gás oxigênio para oxidar substancias orgânicas. Eles são abundantes nas células do fígado e dos rins.
A água oxigenada é comumente aplicada em ferimentos para combater microorganismos, que morrem em presença de gás oxigênio, como é o caso da bactéria causadora do tétano.
Função: Oxidação de ácidos graxos, que serão utilizados para a síntese de colesterol e de outros compostos importantes, alem de constituírem matéria prima para respiração celular cuja função é a obtenção de energia.

-> Vacúolos vegetais: São estruturas saculiformes delimitados externamente por uma membrana denominada tonoplasto. No seu interior contém as mais diversas substancias: água, enzimas, pigmentos, açúcares, etc. Seu conteúdo é fluido, armazenam produtos de nutrição, que pode ter pigmentos, caso em que tomam o nome de vacúolos de suco celular.
Funções:

  • è Armazenam açúcares, ácidos orgânicos em alguns casos proteínas;
  • è Reservam substancias prejudiciais que danificam o citoplasma.

-> Mitocôndrias: Como você sabe os seres vivos necessitam de energia para desempenhar suas atividades, as mitocôndrias, portanto, constituem verdadeiras “usinas” de energia. As mitocôndrias são organelas membranosas (envolvidas por membranas) e que tem forma de bastão. Ela tem duas membranas: externa (lisa) e interna (cristais).
Funções: São responsáveis pela respiração da célula, que consiste na obtenção da energia necessária para a manutenção das atividades celulares.

-> Centríolos: São cilindros tubulares constituídos de microtúbulos de proteína. Ele nos faz lembrar duas latinhas de refrigerante dispostas de forma perpendicular à carioteca. Cada latinha é constituída de nove trios microtúbulos.
Funções: Participam da divisão celular, orientando o deslocamento dos cromossomos durante esse processo.

-> Ribossomos: São organelas não membranosas encontradas de forma livre no hialoplasma, ou retículo endoplasmático granuloso.
Função: Produção ou síntese de proteínas, Quando estão espalhados no citoplasma produzem proteínas para consumo interno da célula. Ao contrário, quando estão aderidos às membranas do reticulo endoplasmático granuloso sintetizam proteínas para exportação.

Nenhum comentário: